Viver em pé de guerra com o travesseiro não é nada agradável. Noites mal dormidas provocam irritação, cansaço e baixo rendimento no dia seguinte. Com o tempo, podem afetar o sistema cognitivo e levar ao aumento de peso, à baixa imunidade, ao envelhecimento precoce, entre outras consequências mais sérias.
Já se sabe que fatores como estresse, ansiedade e depressão são algumas das principais causas da insônia, no entanto, especialistas afirmam os principais vilões do sono estão nos nossos hábitos cotidianos, que muitas vezes passam despercebidos.
Alguns hábitos que podem estar prejudicando o seu descanso à noite
Dormir com a TV ligada e usar o celular ou tablet na cama
A luz branca de aparelhos eletrônicos inibe a produção de melatonina, hormônio responsável por estimular o sono, deixando o corpo desperto por mais tempo. Desligue esses aparelhos antes de dormir e evite olhar e-mails ou mensagens na cama.
Ir para a cama agitado
Deitar-se logo depois de praticar atividades físicas ou mentais intensas só fará com que você role de um lado para o outro na cama. Antes de dormir, é preciso criar uma espécie de “higiene do sono”, ou seja, manter o ambiente confortável, evitar atividades que sejam muito estimulantes e relaxar.
Tomar bebidas com cafeína à noite
Café, chá preto e alguns tipos de refrigerantes contêm cafeína, que prejudica a qualidade do sono. O correto é evitar essas bebidas no mínimo uma hora antes de dormir.
Consumir bebidas alcoólicas à noite
As bebidas alcoólicas levam a um sono fragmentado e de má qualidade, deixando a pessoa com a sensação de cansaço no dia seguinte.
Ir para a cama com a barriga cheia
Deitar-se logo após uma refeição farta faz com que a digestão seja interrompida, levando à indisposição, ânsia de vômito e refluxo. O ideal é fazer a última refeição da noite até três horas antes de dormir.
Fonte: SulAmérica