Caso você tenha o diagnóstico de artrite reumatoide, saiba que não é o único! No mundo todo, cerca de 21 milhões de pessoas sofrem com essa doença autoimune.
Doenças autoimunes são aquelas em que o corpo, por engano, destrói suas partes saudáveis, usando o sistema imunológico para produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo. A artrite reumatoide é uma dessas doenças e atinge mãos, punhos, joelhos, cotovelos, tornozelos, pés e ombros, além da coluna cervical. Quando a doença avança, afeta e compromete os movimentos, além de causar muitas dores, comprometendo o estado emocional do paciente.
Pessoas de qualquer idade e sexo podem apresentar os sintomas, mas mulheres com idade entre 30 e 60 anos são as mais afetadas.
Inicialmente, os sintomas são confundidos com os de outras doenças. Algumas vezes o paciente pode apresentar mal-estar, cansaço e febre. Depois começa a aparecer inchaço nas articulações das mãos, dos joelhos, dos punhos e dos pés progressivamente, que vão se deformando conforme a doença progride. A dor passa a ser companheira constante do paciente, muitas vezes com grande intensidade. E é justamente esse estado de dores constantes que o desanima, pois desconhece que é possível conviver com a doença e levar uma vida de qualidade, desde que seja feito um tratamento adequado.
Como confirmar o diagnóstico de artrite reumatoide?
Geralmente o diagnóstico é clínico, feito pela observação do médico no próprio consultório. Depois é confirmado por meio de exames, como o de proteína C-reativa e fator reumatoide, além dos exames de imagem, que podem incluir raio X, ressonância magnética e ultrassonografia articular.
Ainda não se sabe a origem da doença, ou suas causas. Porém, uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser rapidamente iniciado, pois é possível diminuir os sintomas e conter seus avanços, evitando as deformidades e preservando os movimentos.
Tratamento
É possível conviver com a doença!
Informe seu médico a respeito da ocorrência de dores. Para você não sofrer com dores fortes, ele poderá receitar analgésicos e anti-inflamatórios adequados ao seu caso, trazendo alívio e conforto nesses momentos.
Algumas vezes é necessário fazer repouso… diminuir o ritmo de suas atividades pode fazer bem! Experimente!
O tratamento da artrite reumatoide também inclui exercícios físicos e fisioterapia, tudo acompanhado e indicado pelo seu médico.
Para os estágios mais avançados, podem ser indicadas cirurgias.
Fonte: SulAmérica