De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças reumáticas afetam cerca de 12 milhões de brasileiros e estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.
Essas patologias, que englobam mais de 200 tipos de doenças e síndromes, afetam o aparelho locomotor, ou seja, os ossos, as articulações, as cartilagens, os músculos, os tendões e os ligamentos. Além disso, em algumas condições, outras partes do corpo também podem ser afetadas, como os rins e o coração.
Entre as doenças reumáticas mais comuns estão a osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinite, bursite e algumas enfermidades que acometem a coluna vertebral.
Quem pode ter uma doença reumática
Diferentemente do que se imagina, as doenças reumáticas não atingem somente idosos. Pessoas de qualquer idade, inclusive recém-nascidos, podem desenvolver uma patologia reumática.
A febre reumática, por exemplo, costuma afetar com mais frequência crianças acima dos cinco anos e adolescentes, podendo atingir, além das articulações, o coração, o cérebro e o tecido subcutâneo.
Já o lúpus eritematoso sistêmico, doença inflamatória crônica e de caráter autoimune, tende a ser mais frequente no sexo feminino, principalmente entre a segunda e terceira década de vida. Na maioria das vezes, a primeira manifestação da doença é a inflamação dos rins.
Veja a seguir os principais fatores de risco das doenças reumáticas:
- Herança genética
- Traumas
- Obesidade
- Sedentarismo
- Idade avançada
- Tabagismo
- Profissões que sobrecarregam o aparelho locomotor
.
Diagnóstico precoce
Todas a doenças reumáticas possuem tratamento, e o quanto antes forem diagnosticadas, maiores serão as chances de o paciente levar uma vida sem dor e com qualidade.
Caso você sinta dores constantes nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhadas de inchaço, vermelhidão e dificuldades para se movimentar, procure ajuda médica.
Fonte: SULAMÉRICA
