Diabetes: Mitos e verdades

Diabetes: Mitos e verdades

O diabetes é uma doença crônica, que atinge cada vez mais pessoas no mundo. Só no Brasil são mais de 14 milhões de indivíduos afetados, estima-se que metade desses não sabe que tem a doença.

Causado por uma deficiência na produção ou na ação de insulina, hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue, o diabetes é rodeado por mitos que, muitas vezes, atrapalham o tratamento e até mesmo o diagnóstico.

MITOS

Diabetes não é uma doença séria

Quando não é controlado, o diabetes pode trazer sérias complicações à saúde, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira, amputação dos membros inferiores, entre outras. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as condições associadas ao diabetes provocam mais mortes do que o câncer de mama e a AIDS, juntas. Portanto, é extremamente necessário controlar os níveis de glicose no sangue e realizar o acompanhamento médico regular.

Comer muitos doces pode causar diabetes

O diabetes tipo 1 é causado, principalmente, por fatores genéticos. Já o tipo 2, como citamos, além da hereditariedade e idade, está relacionado ao sobrepeso e obesidade, que são resultados de dietas hipercalóricas, compostas por diversos tipos de alimentos e não somente por doces. Entretanto, existem estudos que apontam que o consumo elevado de bebidas açucaradas, como os refrigerantes, pode contribuir para o desenvolvimento da doença.

Diabético só pode comer alimentos especiais

A dieta do diabético deve ser saudável e equilibrada, ou seja, a mesma que é recomendada para pessoas sem diabetes, com frutas, legumes, verduras e grãos integrais; e poucas gorduras saturadas e trans, sal e açúcar. Os alimentos dietéticos quase sempre não conferem benefícios e costumam ser calóricos. Quem é diabético deve ter o acompanhamento de um nutricionista que irá indicar as melhores opções e quantidades de alimentos.

Quem tem diabetes não pode comer doce

Os doces podem, sim, ser consumidos por diabéticos em pequenas porções e em ocasiões especiais, desde que estejam dentro de uma dieta alimentar combinada com atividades físicas. Uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, endocrinologista e outros especialistas é quem poderá desenvolver esse planejamento.

VERDADES

Diabetes é uma doença silenciosa

O diabetes tipo 2, que corresponde a 95% dos casos da doença, evolui de forma silenciosa e, por esse motivo, os sintomas vão surgindo gradualmente, o que pode dificultar o diagnóstico.

Quem está acima do peso ou é obeso tem mais chances de desenvolver a doença

A obesidade e o excesso de peso são fatores de risco importantes para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Porém, há outros fatores envolvidos também, como hereditariedade e idade avançada.


Fonte: SulAmérica

 

Compartilhe este post